Avançar para o conteúdo principal

FASHION ICON FRIDA KAHLO

Exposição fotográfica, a decorrer até dia 12 de Julho, no CascaiShopping, dedicada a uma das maiores artistas femininas do séc. XX considerada um ícone de moda: Frida Khalo. A mostra de 44 fotografias originais , apresenta a artista em momentos privados e públicos, testemunhando eventos que afetaram a vida da artista e a sua maneira de ser. O amor, a dor, a politica, a criatividade a a procura da sua própria paz interior, revelam a personalidade de uma artista, mas ainda mais de uma mulher que se tornou o símbolo da força e independência do univerno feminino. 

A artista Frida Khalo nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, cidade do México. A sua obra criativa é composta maioritariamente por autoretratos. Frida diz-nos "pinto a mim mesma porque estou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Os autoretratos criavam uma função restituidora e o seu trabalho denota um intenso processo de integração e encontro consigo mesma. 

Teve exposições individuais patentes em paris e Nova Iorque. associada por vezes ao Movimento Surrealista, frida declara "pensavam que eu era uma surrealista mas eu não era.. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade".

As obras de Frida refletem as vicissitudes da sua vida de um modo muito particular, demonstrando capacidade de transformar dor em belas imagens. Na obra "As duas Fridas" de 1939, é visivel uma mulher dividida pela dor lacerante do corpo e da instabilidade dos seus relacionamentos, que ao mesmo tempo é intensa, apaixonada e repleta de esperança.


Tendo contraído poliomelite aos seis anos e sofrido um acidente de autocarro aos 18 anos, Frida possuía cicatrizes e deformações no corpo e tinha de usar um espartilho para as suas dores nas costas.

Com o intuito de esconder o seu corpo, Frida começou a desenhar a sua própria roupa, quebrando as convenções estilísticas de moda na época.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

reflexão

2020 virou-nos do avesso, mudou o paradigma mas trouxe-nos a inteligência da vida e a oportunidade de refletir sobre o que fazemos e porque fazemos.  Por medo, falta de coragem para não magoar os outros repetimos padrões e continuamos em relações e empregos onde não somos felizes e investimos dinheiro a comprar coisas que não precisamos. 2020 trouxe a oportunidade de nos conhecermos melhor e a aprendizagem para nos reinventarmos. 2020 convidou-me a quebrar padrões, deixar ir e soltar velhas crenças limitantes. 2020 obrigar-me resgatar o que interessa importa, filtrar o essencial, assumir o poder das escolhas e tomar como rédeas da própria vida 🎀 Grata 2020 💓