Avançar para o conteúdo principal

ALENTEJO...


?, upload feito originalmente por Criatividade à Solta.

Convida a descanso, à sombra de uma frondosa azinheira!
O tempo corre lento, dando tempo para a lavadeira, de lenço roxo atado debaixo do queixo, com seu jeito de menina-mulher, correr ligeira, tanto quanto lhe permitia o monte de roupa que carregava à cabeça, e chegar junto à ribeira, pousar o alguidar, ajoelhar-se e começar a lavar a roupa com a agua que corria fresquinha. Põe sabão, esfrega... retira sabão.
- Que Vida! pensa para os seus botões. Há tempo que andava religiosamente a amealhar um dinheirito para a máquina da roupa... mas os tempos estavam dificeis e era preciso pôr comida na mesa e vestir os gaiatos.
Alentejo era a sua terra querida, onde abraçava raízes e construia uma vida entre sonhos e dificuldades. Havia momentos em que sonhava. Outros, bastava-lhe olhar os campos de trigo para saber que estava ali a sua ancestralidade, gerações de tios e primos, irmãos, avós, todos os que lhe davam mimo, colo e um profundo sentido de família. As suas Origens fazem parte das sua Identidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EM GRUPO

Quase 20 anos passados ... deparo-me com um tema que marcou a iniciação no mundo laboral. Polémico, gerador de posições antagónicas, a romper preconceitos, estereótipos e representações sociais. No hiato de tempo que foi a ausência muitas foram as mudanças e, consequentemente a alteração de conceitos sobre a temática. Antes, NOW, hoje Igualdade de Género. Hoje,  com o objetivo de assistirmos à apresentação da nossa Conselheira para a Igualdade, em grupo, a "ALDEIA visitou a cidade" naquele que relembrou o regresso às origens e às primeiras experiências profissionais . No final, fomos presenteadas com lindo presente natalício , bem no espírito da quadra que vivemos!!

A PAUSA DOS DIAS

... para Cuidar. Mimar e Relaxar.  ... para abraçar o universo e criar o melhor bem-estar. ... Porque Cuidar é AMAR!!!