Avançar para o conteúdo principal

SINGULARIDADES



Ontem foi dia de montagem da exposição de uma querida amiga. Maria Lameira. Uma amiga cujo talento, sensibilidade e arte descobri recentemente! Uma arte que fascina e envolve. Uma arte que faz convergir as nossas vidas para novas experiências. 

Porque a vida é feita de coincidências singulares! 

A arte une, cria laços e dá-nos uma nova perspectiva. O evento que aqui vos tinha falado ganha Vida. As telas que tão bem conhecia das paredes do seu lar embarcam levemente numa aventura e, de repente encontramo-nos a pensar uma exposição no Restaurante MAria Laranja. Um restaurante que se renova em cada nova exposição. Um restaurante galeria onde as telas da Maria sobem paredes. Paredes que ganham as formas do seu traço. Um traço onde a Cor é Poder. O Poder de gerar vida e nos fazer sentir fortes, com energia e felizes. Uma felicidade que nos acompanha e revigora.

Sim, a montagem desta exposição, por momentos, foi um parto dificil que deixou a artista exausta. Uma exaustão de plena satisfação. Porque sinto que esta é uma exposição especial. Um embrião em formação! 



Restaurante Maria Laranjaaté dia 13 de abril:   
SINGULARIDADES, exposição de pintura 


Maria Lameira nasceu e cresceu no Alentejo "onde pôde beber a poesia e a cor espraiadas da planície alentejana; também nesta paisagem tentou absorver as singulares idiossincrasias ligadas ao homem, à terra e a toda a mundividência das raízes do saber ser alentejano. 

Mais tarde, em 1993 muda-se para Lisboa, estabelecendo , dois anos mais tarde, a ponte para o continente africano - Angola: Luanda, Benguela, Lobito e Lubango. 

De regresso a Portugal dedica-se à pintura, dando assim continuidade, em modo autodidata, a uma das paixões antigas - assumindo-se sempre na abertura À alteridade do processo criativo e à  intertextualidade humana do ser rem comunicação.

A viagem é o grande leitmotiv da sua pintura: de dentro para fora - e vice-versa; do Alentejo & metáfora das distâncias (Alentejo -África) às viagens intramuros, numa dinâmica sensorial do apelo: ao calor, à gestação, à maternidade, ao âmago, ao uno - tout court.

Os materiais e as formas que revestem as técnicas que vai experimentando são isso mesmo: uma constante quête de soi: sempre na curiosidade de ir mais além de si própria" MAria João B. Brinquete



Obrigada MAria Lameira .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

reflexão

2020 virou-nos do avesso, mudou o paradigma mas trouxe-nos a inteligência da vida e a oportunidade de refletir sobre o que fazemos e porque fazemos.  Por medo, falta de coragem para não magoar os outros repetimos padrões e continuamos em relações e empregos onde não somos felizes e investimos dinheiro a comprar coisas que não precisamos. 2020 trouxe a oportunidade de nos conhecermos melhor e a aprendizagem para nos reinventarmos. 2020 convidou-me a quebrar padrões, deixar ir e soltar velhas crenças limitantes. 2020 obrigar-me resgatar o que interessa importa, filtrar o essencial, assumir o poder das escolhas e tomar como rédeas da própria vida 🎀 Grata 2020 💓