Um convite. As Frenéticas no Pós-Guerra. Aceite. Sem hesitação. Porque os Loucos Anos 20 são fascinantes e muito atrativos. À MODA não podia dizer: não! Fui. Ainda bem que fui. A exposição não me defraudou, muito pelo contrário, esclareceu-me sobre esta época dourada. Uma excelente viagem no tempo!
"Na década de 1920 as tendências de moda continuam, como antigamente, a chegar de França através das elites burguesas que compram as revistas populares da époça, a "ABC", a "Voga" , Modas & bordados, a "Eva " e a "Ilustração Portuguesa" repletas de artigos que as inspiram nas propostas das casas de alta-costura parisiense. Porém, são as modistas e costureiras, mais próximas e acessíveis, que concretizam os sonhos da maioria das mulheres. Em simultâneo os grandes armazéns alteram os hábitos de consumo e democratizam a moda".
São introduzidos os vestidos curtos,
São introduzidos os vestidos curtos,
Com a introdução dos vestidos curtos, os sapatos, as meias e as ligas passam a ser peças de relevo que se coordenam entre si e com os vestidos. As meis passam ser parte essencial da "toilette" assim com as ligas que as seguram à perna. Durante o dia usam-se em tons creme, contudo, as cores e padrões variem num amplo leque de opções .
As formas curvilineas e generosas das jovens do inicio sec XX são rejeitadas pelas jovens modernas da década de 20 que almejam uma silhoueta andrógina. O objetivo principal é alisar o peito, o máximo possíve. Quanto mais liso mais na moda.
Os Loucos anos 20 aqui
Comentários