Avançar para o conteúdo principal

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO - Zygmunt Bauman

Extremamente interessante este vídeo, no qual Zigmunt Bauman, uma das grandes mentes da contemporaneidade, reflete sobre a individualização da sociedade contemporânea. Entre outros temas, aborda a democracia, os laços sociais, a comunidade, a rede , a pós-modernidade, numa entrevista exclusiva concedida a Fernando Schuller e Mário MAzzilli , na Inglaterra.

O filósofo e sociológo polonês, Zigmunt BAuman, radicado na Inglaterra, é um dos inteletuais mais respeitados e produtivos da atualidade. Professor emérito das universidades de Leeds, no reino Unido, e de Varsóvia, na Polónia, aos 84 anos já escreveu mais de 50 livros. Na sua obra defende o conceito de "Modernidade Liquida" para caraterizar o momento da História que vivemos. Os tempos atuais são "líquidos", ou seja, tal como  água, tudo muda muito rapidamente. Nada é feito para durar, nada é "sólido". Vivemos num mundo de incertezas.

Afirma: Nossos ancestrais eram esperançosos: quando falavam de ‘progresso’, se referiam à perspectiva de cada dia ser melhor do que o anterior. Nós estamos assustados: ‘progresso’, para nós, significa uma constante ameaça de ser jogado para fora de um carro em aceleração”. 

Lembra-me o pensamento de Giddens, do qual tive conhecimento aquando do Mestrado. Se há uma década estas questões ainda me pareciam um pouco teóricas, hoje em dia, e cada vez mais fazem parte da realidade e tenho outra leitura sobre as mesmas. O conhecimento traz esclarecimento. Um vídeo, ao qual convém ficar atenta!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

JÁ VOOU ....

Florido... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . ... nas asas de um marido apaixonado !!!

RELAX

É muito bom desfrutar dos momentos  simples e calmos, ler , saborear e ouvir isto.