Avançar para o conteúdo principal

ENVELHECER ... OU SIMPLESMENTE VIVER ?

A felicidade muda com os tempos ou serão os tempos que nos fazem procurar outras formas de ser feliz?  A felicidade é um sonho?

Os sonhos mudam ao longo da vida. Os sonhos dos 20 não são os sonhos dos 30 e... os sonhos dos 40 estão bem longe dos 30!!!

No final dos 20, a caminhar para os 30 VIAJAR estava entre os meus ideais de felicidade! Uma busca pelo novo e desconhecido. Uma busca incessante e ávida do diferente! O prazer da Aventura. Uma vivência livre e radical! A curiosidade e o conhecimento. Querer conhecer novas culturas, novos mundos, hábitos e mentalidades.  Aos trinta o Ideal era a Viagem e a Volta ao Mundo.

Aos 40 a vida acalma! Não..., não deixei de gostar de viajar, muito menos perdi a capacidade de sonhar. No entanto, a maturidade e as adversidades vividas mostraram-me outros mundos igualmente emocionantes: um mundo mais familiar e privado, um mundo de afetos, conversas e companhias. Um mundo de uma riqueza emocional para partilhar e Sentir! Amar simplesmente!

No final dos 40, a caminhar para os 50, a consciência do risco de perdermos tudo o que damos por certo e adquirido, impele a viver de outra forma. Muda-se a perspectiva! ...
                          e... a  perspectiva dá-nos o distanciamento e reforça o prazer de viver, descobrindo a efemeridade e aventura na rotina dos dias. Descobre-se um mundo simples e genuíno aqui tão pertinho! O prazer do espreguiçar da manhã, do cheiro a café e torradas (por vezes queimadas), dos pingos da chuva, dos lençois lavados, do telefonema surpresa, da rouquidão da tua voz, do vento na minha cara quando regresso a casa, no descanso no sofá, o comando só para mim (o top da felicidade!) , tantos e tantos pequenos "nadas" que, na inconstância dos dias, dão sentido à vida e lhe conferem novo Rumo.

Olhando em retrospectiva dou-me conta que de uma vivência livre e radical passei para uma vivência muito mais serena.  Integro o passado, (des)amores e (des)encantos que vivi e todos os sonhos que fizeram parte de mim, na inteira conviçcão que o passado não me define! Sou eu que me defino!!!!

Hoje, serena e preguiçosamente faço o que gosto. ao meu ritmo. no meu tempo.
Hoje tenho a capacidade e possibilidade de ser quem desejo ser!
A Vida é uma dádiva e plena oportunidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FÁBULAS

Por momentos temos a sensação de entrar numa gruta mas em vez de estalactites tem sofás de couro, máquinas de costura que fazem as vezes de mesas e fotografias das estrelas do cinema mudo, como charlie Chaplin e Busten Keaton. Entrar no Fábulas é entrar noutra dimensão, onde os livros antigos fazem parte da decoração e podem ser lidos à mesa, ou onde os pratos têm nomes de heróis e um bacalhau é um Neptuno e um bife um bonanza. Aberto todo o dia e com uma ementa que vai das tostas aos pratos de garfo e faca, o Fábulas, sito na Calçada Nova de São Francisco, 14 (Chiado) , é um convite à leitura ou uma boa conversa entre amigos, ao sabor de um café com creme de chocolate e avelã biológico no fundo e espuma de leite por cima.

CHEGOU DEZEMBRO

... e com ele mil Inspirações para fazer o calendário do Advento!   Fotos via pinterest 

O MELHOR HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR !!

O espírito do "dia das bruxas " já  invadiu" o ambiente de trabalho. Fantasminhas, abóboras, morcegos e pairam sobre nós e acompanham-nos durante toda a semana, que vislumbra-se, sem dúvida, ser muito assustadora. Parabéns às bruxinhas organizadoras que nos brindam com todas estas doçuras e travessuras!! UI MEDO!!!!! DIVIRTAM-SE :)