Avançar para o conteúdo principal

VIVER EM TEMPOS DE MUDANÇA

"Nos momentos de grande mudança surge a incerteza e, com ela a insegurança. Já não podemos ficar agarrados aos velhos costumes, aos velhos hábitos, pois tudo mudou à nossa volta, no entanto por vezes também não sabemos para onde ir. Muitas dúvidas pairam sobre nós. Como se já não bastassem as nossas «crises internas», temos agora de enfrentar uma crise mundial. Sentimos uma enorme incerteza em relação ao futuro: a sombra do desemprego, a instabilidade financeira e social, as poucas perspetivas de futuro para os nossos filhos, as notícias sempre negativas. Os planos que tinhamos já não fazem sentido. Não encontramos objetivos que nos estimulem. Não se sabe como lidar com as adversidades. Sentimo-nos perdidos e achamos que o melhor é fecharmo-nos na nossa «zona de conforto».

No entanto é nos momentos de maior adversidade que podemos romper com estas fronteiras que impusemos a nós próprios e ganhamos coragem para enfrentar as mudanças de forma positiva. A crise é uma oportunidade única de mudança. Quem o garante são os psicólogos Maria do Carmo Oliveira e Manuel de Oliveira que, terça-feira, lançaram o livro VIVER EM TEMPOS DE MUDANÇA, editado pela Esfera dos Livros. 

Tal como prometi aqui  estive lá! Sala cheia. Espreitei por entre cabeças , furei pelo espaço livre, ganhei o meu lugar e tive o privilégio de pertencer a "uma familia" que vê concretizado um sonho! Comunicador nato, o Zé, com a energia e  entusiasmo que o caraterizam fez-nos sonhar e acreditar numa nova vida , cheia de entusiamo, alegria, sonhos, coragem e paixão.
 A Carmo, com a sua voz pausada e serena explicou como nos libertarmos dos nossos padrões normais de funcionamento e transmitiu-nos  a esperança e a confiança no futuro.

"Chega de lamentos e de queixas. Em vez de cruzar os braços, arregace as mangas. Olhe para a vida de forma positiva."

E... como recomendou a Fátima Lopes este é um livro de cabeceira, o manual para novas atitudes. Talvez não fosse por acaso que à minha frente duas crianças folheavam felizes as paginas do livro.

Eu, já o tenho à cabeceira.





BOA LEITURA 

Comentários

eszencia disse…
Como vai essa leitura?
Está a gostar?

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

reflexão

2020 virou-nos do avesso, mudou o paradigma mas trouxe-nos a inteligência da vida e a oportunidade de refletir sobre o que fazemos e porque fazemos.  Por medo, falta de coragem para não magoar os outros repetimos padrões e continuamos em relações e empregos onde não somos felizes e investimos dinheiro a comprar coisas que não precisamos. 2020 trouxe a oportunidade de nos conhecermos melhor e a aprendizagem para nos reinventarmos. 2020 convidou-me a quebrar padrões, deixar ir e soltar velhas crenças limitantes. 2020 obrigar-me resgatar o que interessa importa, filtrar o essencial, assumir o poder das escolhas e tomar como rédeas da própria vida 🎀 Grata 2020 💓