Avançar para o conteúdo principal

INSIDE OUT LX

Ida a Lisboa. No regresso a casa capto estas imagens numa parede em plena Av. da Índia.




As imagens pincelam de alegria  o meu final do dia e aguçam-me a curiosidade. Ao chegar a casa investigo, no limite de tempo de que disponho, e descubro aqui : trata-se de "Positive Thinking", Projecto Inside Out Portugal.


O desafio partiu da figurinista Joanne Gatefield, que se socorreu da produtora Alexandra Dias e da fotógrafa Isabel Pinto para impulsionar o projeto, baseado no conceito “inside out” – A Global Art Project – do francês JR. O processo tornou-se irreversível no final do ano, quando o photograffeur esteve em Lisboa na edição de novembro do “Lisbon & Estoril Film Festival”, onde apresentou o documentário “Women Are Heroes”.

O objetivo da iniciativa assentava na capacidade de desarmar, com uma estrepitante rajada de sorrisos, a sensação de desconforto que nos persegue e deprime. Uma imensa parede (quase devoluta) situada na Avenida da Índia, em Lisboa, permitia encaixilhar 138 gargalhadas dispostas a alastrar por contágio, pela cidade.

Os retratos, a preto e branco, medem 1,20 m por 0,90 m e têm como suporte o muro da antiga FIL, formando um painel homogéneo com mais de 150 metros de extensão. A afixação dos posters foi realizada com a participação da maior partes dos rostos fotografados – cidadãos anónimos e algumas caras conhecidas –, que se voluntariaram para dar corpo à iniciativa.

“Havia um ambiente muito animado no estúdio. Toda a gente tem ainda esta parte de alegria dentro de si – mes19 Janeiro 2012 (Isabel Pinto, TV Record, 18.01.2012).

No estado em que nos encontramos, com as pessoas todas para baixo, decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para cima e ir buscar emoção e alegria." (Joanne Gatefield, Lusa, 12.01.2012)

EM BREVE PESQUISO MAIS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NEW LOOK

Contrapor com o que já temos: foram estas as palavras que a Cátia proferiu quando a tesoura agil deslizou pelo meu cabelo e artisticamente modelou e deu forma, qual cutelo de escultor.Um corte não convencional. Assimétrico , dizera-lhe eu! E foi ver os caracois ganharem vida própria . Nada de brushing! Apenas uma rabanada de vento e tenho new look que me permite entrar com leveza na nova década e na próxima primavera! I'm ready to go. Pulseiras made Criatividadeah solta

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução

DIY TUTORIAL

Como organizar oculos de sol?? Para quem tem muitos! Não é o meu caso. Oculos, gosto de ter um par. Chega-me! Mas para quem ama a diversidade e gosta de ter um de cada nação para combinar não sei com o quê ... aqui podem seguir o Tutorial . MÃOS À OBRA