Avançar para o conteúdo principal

INSIDE OUT LX

Ida a Lisboa. No regresso a casa capto estas imagens numa parede em plena Av. da Índia.




As imagens pincelam de alegria  o meu final do dia e aguçam-me a curiosidade. Ao chegar a casa investigo, no limite de tempo de que disponho, e descubro aqui : trata-se de "Positive Thinking", Projecto Inside Out Portugal.


O desafio partiu da figurinista Joanne Gatefield, que se socorreu da produtora Alexandra Dias e da fotógrafa Isabel Pinto para impulsionar o projeto, baseado no conceito “inside out” – A Global Art Project – do francês JR. O processo tornou-se irreversível no final do ano, quando o photograffeur esteve em Lisboa na edição de novembro do “Lisbon & Estoril Film Festival”, onde apresentou o documentário “Women Are Heroes”.

O objetivo da iniciativa assentava na capacidade de desarmar, com uma estrepitante rajada de sorrisos, a sensação de desconforto que nos persegue e deprime. Uma imensa parede (quase devoluta) situada na Avenida da Índia, em Lisboa, permitia encaixilhar 138 gargalhadas dispostas a alastrar por contágio, pela cidade.

Os retratos, a preto e branco, medem 1,20 m por 0,90 m e têm como suporte o muro da antiga FIL, formando um painel homogéneo com mais de 150 metros de extensão. A afixação dos posters foi realizada com a participação da maior partes dos rostos fotografados – cidadãos anónimos e algumas caras conhecidas –, que se voluntariaram para dar corpo à iniciativa.

“Havia um ambiente muito animado no estúdio. Toda a gente tem ainda esta parte de alegria dentro de si – mes19 Janeiro 2012 (Isabel Pinto, TV Record, 18.01.2012).

No estado em que nos encontramos, com as pessoas todas para baixo, decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para cima e ir buscar emoção e alegria." (Joanne Gatefield, Lusa, 12.01.2012)

EM BREVE PESQUISO MAIS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

21 Coisas Que As Pessoas Criativas Fazem Diferente Das Outras |

1 – Inspiram-se quando menos se espera  Nunca sabem quando a próxima grande ideia chegará. Ela apenas chegará, da maneira menos esperada e no momento menos esperado. 2 – Sonham o tempo inteiro Elas estão aqui, mas não estão. Durante uma conversa podem viajar a qualquer momento. É normal, não se zangue com elas. 3 – Ficam aborrecidas facilmente Precisam  sempre  de um estímulo para manterem-se ativas. Elas não irão focar-se naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade. 4 – Observam o mundo com os olhos de uma criança Observar o mundo como uma criança pode ser, muitas vezes, a chave do  sucesso . 5 – Também falham, mas não desistem, pelo contrário irão tentar novamente A vida não é fácil para ninguém, nem menos para as pessoas criativas. Falhas e quedas são inevitáveis, mas somos nós que decidimos se seremos derrotados ou se utilizaremos o obstáculo para nos fortalecermos ainda mais. As