Avançar para o conteúdo principal

Amadeu de Souza Cardoso

Fim de semana Cultural. Levantar cedinho, rumo a Lisboa. Gulbenkian. Centro de Arte Moderna. A Perspectiva das coisas- Natureza Morta. Fila intensa. O bom português decidiu ir em massa visitar a exposição. Optamos então por tomar um cafezinho pausadamente na apetecível cafetaria da Fundação Gulbenkian e em seguida  ir ver a exposição permanente - À descoberta da coleção: outras formas de olhar.


«
Iniciamos com Amadeu de Souza Cardoso.  
Foi um pintor português, precursor da arte moderna, prosseguindo o caminho traçado pelos artistas de vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta (14-12-1887 a 25-10-1918), a sua obra tornou-se imortal.
Frequentou o curso de Arquitectura na Academia de Belas Artes de Lisboa em 1905 que interrompeu para partir para Paris, em 1906, instalando-se em Montparnasse, tomando contacto primeiro com o Impressionismo e depois com o Expressionismo e o Cubismo, dedicando-se, assim, exclusivamente à pintura. As primeiras experiências deram-se no desenho, especialmente como caricaturista. Depois, dedicou-se à pintura. Poder-se-á dizer que foi um pintor impressionista, expressionista, cubista, futurista, mas sempre recusou qualquer rótulo. Apesar das múltiplas influências, procurava a originalidade e a criatividade na sua obra.

Entrada
1917, óleo sobre tela com colagem
93,5 x 76 cm
Centro de Arte Moderna
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

A Arte Moderna surge em 1863  e vai até anos 60 do séc. XX. No inicio do sec. XX a Arte Moderna vai operar uma série de mudanças no nosso quotidiano e vai entrar na Obra de Arte. Nesta época, a pintura deixa de ser só pintura, os elementos do quotidiano são introduzidos na mesma, tais como, espelho, vidro, areia, contas de colares, etc. O Recorte do Jornal constitiu o 1º elemento do quotidiano a entrar para dentro da obra de arte.
Picasso introduz os elementos do quotidiano para dentro da obra de arte e foi uma grande influência para Amadeu de Souza Cardoso que  foi viver para Paris e absorve todas as influências emergentes, nomeadamente o Cubismo, iniciado por Picasso. Com esta corrente, a grande revolução que Picasso está a representar é a dimensão do tempo, a sobreposição de elementos numa única imagem. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
A Teoria da Relatividade, publicado por Einstein, em 1905 , assim como o aparecimento do gramofone vêm influenciar a arte.
Paris torna-se um espaço de ócio e lazer. Amadeu de Souza Cardoso absorve todas as influências deste movimento efervescente que encontra em Paris e começa a criar o seu próprio estilo. 
Entretanto, com a explosão da 1ª Guerra Mundial, toda esta geração de Paris vê-se forçado a abondonar este centro de arte . Em 1914, Amadeu de Souza Cardoso volta a Portugal , onde realiza duas exposições. Apesar de já ter uma carreira internacional, a critica de arte em Portugal definiu "a pintura de Amadeu de Souza Cardoso é um escândalo". Portugal ainda vivia a pintura do séc. XIX, a natureza-morta. O gosto português não estava preparado para a pintura de AZC. Este ficou desiludido com a critica à sua obra e deixou de expor. Isolou-se. Veio a falecer em 1918, de forma trágica, em consequência do surto de gripe pneumonica.

 Com a 1ª Guerra Mundial surge também o futurismo -  movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.  A pintura futurista foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!

21 Coisas Que As Pessoas Criativas Fazem Diferente Das Outras |

1 – Inspiram-se quando menos se espera  Nunca sabem quando a próxima grande ideia chegará. Ela apenas chegará, da maneira menos esperada e no momento menos esperado. 2 – Sonham o tempo inteiro Elas estão aqui, mas não estão. Durante uma conversa podem viajar a qualquer momento. É normal, não se zangue com elas. 3 – Ficam aborrecidas facilmente Precisam  sempre  de um estímulo para manterem-se ativas. Elas não irão focar-se naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade. 4 – Observam o mundo com os olhos de uma criança Observar o mundo como uma criança pode ser, muitas vezes, a chave do  sucesso . 5 – Também falham, mas não desistem, pelo contrário irão tentar novamente A vida não é fácil para ninguém, nem menos para as pessoas criativas. Falhas e quedas são inevitáveis, mas somos nós que decidimos se seremos derrotados ou se utilizaremos o obstáculo para nos fortalecermos ainda mais. As