Avançar para o conteúdo principal

PEDRO CABRITA REIS

E se o fim de semana começou com desporto acabou em cultura. No feriado nada melhor do que uma tarde cultural no Centro Cultural de Belém. Exposição One after another, a few silent steps. Alimento para a alma.



Pedro Cabrita Reis

surge, na década de 1980, como um dos artistas mais afirmativos da sua geração. Convocou um universo de referências arcaizantes (mais míticas do que históricas), universos de memória colectiva e revelação individual que o conduziram a uma intervenção directa sobre o tempo cultural português e internacional - quando interessava incorporar na herança moderna mais radical, a possibilidade de regresso às disciplinas artísticas tradicionais: o desenho, a pintura, a escultura.
A sus obra, que funciona como um sistema global de entendimento e intervenção no mundo , integra todas as disciplinas, materias e linguagens do universo artístico actual; ocupa todos os espaços de exposição (interiores e exteriores, arquitéctonicos e paisagisticos), integra e garante dignidade a todos os materiais do universo construtivo (ricos e pobres, tradicionais e inesperados) e concretiza, pelo uso intenso da iluminação artificial e da cor, mas também pelo obscurecimento das imagens, todas as metáforas da luz.



One after another, a few silent steps.: Esta exposição antológica estabelece um percurso labiríntico e coloca em diálogo obras afastadas nos tempos e modos de fazer. continuidades, tensões e rupturas, saltos e regressos, fazem-nos entender a sua obra como um vasto campo de possibilidades onde a pintura continua a ser matriz de pensamento visual e prática artística.


PAtente no CCB, Museu Colecção Berardo de 04 Junho a 02 Outubro 2011 - entrada gratuita

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

Aconselha-se:

reprodução

"A VIDA É SONHO"

Estreia hoje: " A vida é Sonho"  -  COMUNA TEATRO DE PESQUISA Até dia 21 de Dezembro "Transformar todo um passado em sonho parece ser um cenário ideal para aqueles que viveram na escuridão."   A vida é sonho" Comuna Teatro de Pesquisa.  https://www.facebook.com/experienciaavidaesonho Para informações ou reservas Telm: + 351 934 512 418 e-mail: oficinasteatrolisboa@gmail.com  http://www.joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/ "