Avançar para o conteúdo principal

INICIO DAS Festas de Lisboa'11

As Festas de Lisboa realizam-se de forma oficial desde 1932. Contudo só em 1934 a Câmara Municipal de Lisboa chamou a si a organização dos tradicionais festejos inspirados nos Santos Populares. Preservando a tradição popular de Lisboa, com relevo para as Marchas, os Casamentos de Santo António, os Arraiais e o Fado, actualmente as Festas de Lisboa assumem-se também como um evento de referência nas expressões culturais mais contemporâneas. As Festas de Lisboa são hoje um espaço de inovação e renovação da cidade e, principalmente, de interacção entre distintos géneros artísticos e os seus públicos.

O seu programa, diversificado e multicultural, foi recentemente premiado com uma menção honrosa pelo Turismo de Portugal, reconhecendo o seu papel na promoção turística da cidade de Lisboa e do país.




 A sardinha faz parte da história de Lisboa. Já então no século V d.C. as fábricas de Olisipo fabricavam uma valiosa pasta de peixes com especiarias, que exportava para todo o império Romano, em ânforas de argila, e cuja composição apresentava pelo menos 90% de sardinhas. Em conjunto com o Núcleo Arqueológico da Fundação Millennium BCP (NARC) onde se podem visitar 2500 anos da história da cidade, reúne-se agora uma selecção de 300 sardinhas de um total de 2080 que participaram no concurso Sardinhas Festas de Lisboa/11, lançado no âmbito das festas da cidade pela Egeac. Ao público, foi assim aberto o desafio de participar na imagem das Festas de Lisboa’11, que têm desde 2003 a sardinha como ícone máximo. A notoriedade alcançada permitiu que as sardinhas pudessem ser objecto de re-interpretação. Primeiro, em 2009 e 2010, por ilustradores, designers e artistas plásticos convidados e, este ano, finalmente, em democracia absoluta e ao alcance de qualquer um! Da cartolina ao tecido, da folha de papel aos objectos tridimensionais mais surpreendentes, esta mostra é um espelho do talento de todos os que vivem as Festas de Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

São cristais Cinza ...

É Minha... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . ... e esta ficou para mim!!!

PRESENTE

... para uma menina muito querida que faz parte dos meus afetos. Com ela não só ensino com também aprendo. É um processo de aprendizagem bilateral e muito desafiador. Este bloco de atividades é o pretexto ideal para partilhar , ludicamente, momentos valiosos do desenvolvimento cognitivo da criança. O conteúdo das atividades está adequado não só aos interesses naturais da criança como aos conceitos escolares a adquirir de acordo com a sua idade.                                                      BOM FIM DE SEMANA