Avançar para o conteúdo principal

A visitar:

A Casa de Santa Maria, adquirida pela Câmara Municipal de Cascais à família Espírito Santo em Outubro de 2004, é uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Raul Lino, que iniciou a sua carreira precisamente no concelho de Cascais, projectando uma série de casas para alguns amigos. Indissociável da paisagem de Cascais, no conjunto que forma com o Farol de Santa Marta e o Museu Conde de Castro Guimarães, esta casa está também indelevelmente ligada à vivência desta vila de pescadores, que entra na história como retiro preferido de reis e aristocratas exilados, vítimas das grandes convulsões políticas que abalaram o século XX.

Em finais do século XIX, Jorge O’Neill, aristocrata ligado à indústria tabaqueira, adquiriu alguns terrenos junto a Santa Marta e mandou construir primeiro a Torre de São Sebastião - actual Museu Conde de Castro Guimarães – e, um pouco mais tarde, a Casa de Santa Maria.
Por volta de 1917, a propriedade foi vendida ao engenheiro José Lino Júnior, irmão mais velho do arquitecto Raul Lino. José Lino, grande coleccionador e apreciador de arte, adquiriu para a sua nova casa um conjunto de azulejos artísticos do século XVII e um tecto de madeira pintado a óleo, de autoria atribuída a António de Oliveira Bernardes, espólio este proveniente de uma antiga capela, em Frielas.

Mais tarde, em 1925, a casa foi adquirida pela família Espírito Santo, que nela recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Umberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.

Projectada em comprimento, a Casa de Santa Maria é constituída por uma sucessão de compartimentos, resultado de um exercício de crescimento bem idealizado. No seu interior destaca-se a articulação de uma série de elementos, ressaltando um elevado número de azulejos figurativos e de padrão, tanto de iconografia campestre como religiosa, e o tecto de madeira pintado a óleo, que foi adaptado à sala de jantar. A existência de tão rica e diversificada colecção de azulejos – painéis como a Purificação de Nossa Senhora, a Fuga para o Egipto, a Virgem com Jesus e São João Meninos, a Circuncisão, Jesus entre os Doutores, Nossa Senhora costurando e os tectos de madeira pintados – revelam uma valia patrimonial indiscutível, visto tratar-se de repertório artístico do barroco português.
Num futuro breve, a Câmara Municipal de Cascais pretende adaptar a Casa de Santa Maria à evocação da memória de Raul Lino, um dos arquitectos portugueses mais importantes do século XX, e à temática da arquitectura de veraneio, englobando referências a outros arquitectos e artistas que tiveram influência na imagem arquitectónica do concelho.

Actualmente, a Casa de Santa Maria tem patente a exposição “A Casa de Santa Maria, Raul Lino e Cascais”, que deu igualmente origem a um catálogo, para o qual colaboraram especialistas no estudo da obra de Raul Lino e da arquitectura portuguesa do século XX. O espaço acolhe regularmente conferências e apresentações de livros, bem como a realização de exposições temporárias e cursos livres.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AGORA QUE SINTO AMOR

Agora que sinto amor   Tenho interesse no que cheira. Nunca antes me interessou que uma flor tivesse cheiro. Agora sinto o perfume das flores como se visse uma coisa nova. Sei bem que elas cheiravam, como sei que existia. São coisas que se sabem por fora. Mas agora sei com a respiração da parte de trás da cabeça. Hoje as flores sabem-me bem num paladar que se cheira. Hoje às vezes acordo e cheiro antes de ver. Alberto Caeiro, in "O Pastor Amoroso"   Heterónimo de Fernando Pessoa  

EM GRUPO

Quase 20 anos passados ... deparo-me com um tema que marcou a iniciação no mundo laboral. Polémico, gerador de posições antagónicas, a romper preconceitos, estereótipos e representações sociais. No hiato de tempo que foi a ausência muitas foram as mudanças e, consequentemente a alteração de conceitos sobre a temática. Antes, NOW, hoje Igualdade de Género. Hoje,  com o objetivo de assistirmos à apresentação da nossa Conselheira para a Igualdade, em grupo, a "ALDEIA visitou a cidade" naquele que relembrou o regresso às origens e às primeiras experiências profissionais . No final, fomos presenteadas com lindo presente natalício , bem no espírito da quadra que vivemos!!