Avançar para o conteúdo principal

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO CABO



O conjunto arquitectónico do chamado Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, implantado no extremo do Cabo Espichel, é sem dúvida o mais importante e característico do Concelho. Há neste precioso agregado de edificações, desde a antiga Ermida da Memória à Igreja Seiscentista, desde os corpos rústicos das "hospedeiras" ao aqueduto e à "Casa da Água", uma unidade de valores gráficos que fez esquecer a disparidade de estilos. 

O culto de Nossa Senhora do Cabo perde-se na bruma dos tempos e é crível que anteriormente à sua veneração - a partir do Séc. XV - o Cabo Espichel fosse centro de peregrinações. O actual culto remonta a cerca de 1410, ano em que teria sido descoberta na extremidade de Cabo Espichel a venerada imagem de Nossa Senhora do Cabo, por dois velhos da Caparica e de Alcabideche, que em sonhos coincidentes teriam sido avisados pelo Céu. Antes de 1701 - data da construção da actual igreja - o arraial era circundado de casas para os romeiros que não obedeciam a alinhamento especial, e que se dispunham em torno do primitivo templo. 

A partir de 1715, a grande afluência de círios ao Cabo obrigou a que se construíssem hospedarias com sobrados e lojas. A arcarias que corre ao lado de dois corpos consegue sem recorrer a arranjos construtivos de perfil erudito. A obra das hospedarias iniciou-se em 1715, mas só entre 1745 e 1760 foi ampliada para as dimensões actuais. A igreja actual remonta a 1701 e é da iniciativa real de D. Pedro II. Penetrando no templo através de um bom guarda-ventos de madeira do Brasil, vislumbramos a ampla e bem proporcionada nave, coberta por um tecto em madeira com uma composição a óleo que representa a Assunção da Virgem, esta é uma obra do pintor Lourenço da Cunha. Sobranceira à escarpas que afloram no extremo do Cabo Espichel, a poente da igreja e das hospedeiras, situa-se a Ermida da Memória, templinho implantado precisamente no local onde a tradição diz ter-se dado a aparição da Virgem. in Guia da Cidade

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FÁBULAS

Por momentos temos a sensação de entrar numa gruta mas em vez de estalactites tem sofás de couro, máquinas de costura que fazem as vezes de mesas e fotografias das estrelas do cinema mudo, como charlie Chaplin e Busten Keaton. Entrar no Fábulas é entrar noutra dimensão, onde os livros antigos fazem parte da decoração e podem ser lidos à mesa, ou onde os pratos têm nomes de heróis e um bacalhau é um Neptuno e um bife um bonanza. Aberto todo o dia e com uma ementa que vai das tostas aos pratos de garfo e faca, o Fábulas, sito na Calçada Nova de São Francisco, 14 (Chiado) , é um convite à leitura ou uma boa conversa entre amigos, ao sabor de um café com creme de chocolate e avelã biológico no fundo e espuma de leite por cima.

CHEGOU DEZEMBRO

... e com ele mil Inspirações para fazer o calendário do Advento!   Fotos via pinterest 

O MELHOR HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR !!

O espírito do "dia das bruxas " já  invadiu" o ambiente de trabalho. Fantasminhas, abóboras, morcegos e pairam sobre nós e acompanham-nos durante toda a semana, que vislumbra-se, sem dúvida, ser muito assustadora. Parabéns às bruxinhas organizadoras que nos brindam com todas estas doçuras e travessuras!! UI MEDO!!!!! DIVIRTAM-SE :)