Avançar para o conteúdo principal

Exercicio: Criar uma Personagem

Cá vai mais um dos exercicios, desta vez consistia em observar uma pessoa na rua, descrevê-la e a partir dessa observação criar uma Personagem.


Bebo energia nos risos da multidão, passo por uma grávida de cabelos brancos que grita, mãos na barriga: Vai nascer!! Pés lentos e apressados pisam a calçada e desfilam pela multidão. Passo pela estátua de Pessoa, onde os filhos alternam, sentados, o tempo necessário para o clic fotográfico, numa fila desabrida.
Há um lugar vago ... senta-se, cruza displicentemente a perna, encosta-se na cadeira descontraído, afasta as chávenas sobre a mesa e puxa do Expresso pelo qual percorre as noticias, os olhos escondidos debaixo dos tradicionais óculos escuros Ray ban, comprados na ultima viagem. Hoje, tirara a manhã só para si. Fora um imperativo! Lembranças recentes invadem-lhe o pensamento.
Fazia a barba de manhã quando o assobio seguido de um sonoro : Táxiiii o despertou dos devaneios matinais. Procurou o telemóvel, seguindo o rasto do táxi e atendeu:
- Sim?
-Bom dia. Fala Sandra , da formação em “Gestão de Equipas”.Estamos a ligar a todos os formandos para informar que a formação vai ser adiada. O formador sofreu um acidente, Morreu
- Ah Lamento – balbuciou, apanhado de imprevisto enquanto escutava a voz feminina profissional e prática que do outro lado continuava:
- Entraremos em contacto posteriormente para o informar de novas datas, caso ainda esteja interessado. Vamos ter que reorganizar tudo –
- Sim Com certeza.
-Bom dia – ouviu o som abafado do clic e do outro lado o silêncio. Um arrepio gélido percorreu-lhe o corpo enquanto ficava com a manhã suspensa.
-Bem, tenho que espairecer…. Uma noticia destas é brutal para uma manhã de sábado – ouviu-se dizer em voz alta.
Olhou para o fato de corte impecável, obsoleto para aquela manhã e ágil trocou-o por uma tshirt a lembrar as últimas férias, desde as quais a sua pele branca ainda não vira réstia de sol. Bateu com a porta e saiu.
Escolheu o Chiado onde músicos descontraídos animam a esplanada com timbres e guitarradas. Desfruta do momento, deixa passar o tempo pelas folhas do jornal, ajeita os óculos e descobre o prazer de estar simplesmente no meio da multidão, onde encontra gentes com alma e cheias de vida. Percebe os artistas, escritores, poetas e pintores que procuram na multidão a sua inspiração. Alimenta a alma, pousa o jornal, pede um café e reflecte do alto do seu metro e noventa: a vida, feita de acidentes e imprevistos, pode ser breve e a felicidade uma efemeridade!
João Manuel Figueira Branco, estuda para seres alguém na vida - dissera-lhe a sua mãe desde que se lembra de ser gente. Mariana da Conceição Figueira dera à luz 4 filhos, era uma bela alentejana que desde cedo lutara pela vida. O pai, Francisco Manuel Mateus Branco, antigo 9º ano do liceu, fizera-se igualmente à vida. Empresário em nome individual, com esforço pagara-lhe os estudos e a estadia em Lisboa. Por isso, estudara. Engenharia Civil. Instituto superior Técnico. Conseguiu um lugar na empresa Teixeira Duarte. Rendimento médio alto, poderia considerar-se bem na vida. Como se isso fosse garantia ou solidez de alguma coisa. Morre como os outros! Um dia. Por enquanto... preocupa-se em viver, desfrutar do sabor dos momentos, observar as pessoas que passam e aguardar pacientemente por Leonor. O empregado passa, chama-o _
- Por favor
- Tem que pedir ao meu colega. Eu não atendo esta mesa.
Nunca percebeu a distribuição das mesas. Mas não importa, ainda tem tempo. Leonor Barreto, a actual namorada, só chegará por volta das 13h, para almoçar. Pousa os dedos sobre os lábios, muda de folha e passa os olhos como quem lê atentamente. E se ela não viesse? Se ela o traísse ou lhe mentisse? Mulheres! Será que alguma vez se poderá estar totalmente seguro? Seria o seu amor incondicional? Os lábios finos abrem-se num sorriso confiante. Não! Leonor era-lhe fiel. ponto final. E Bárbara, a mulher da qual se divorciara aos 30 anos e já lá iam uns bons 10, tinha sido um acidente cósmico. Dobra o jornal, retira a revista e continua a sua leitura aparentemente atento e interessado. Com Leonor poderá realizar a tão almejada viagem da volta ao mundo , à conquista de novas gentes e novos locais. Desde criança que sonha partir. Só é pena que ela não partilhe com ele o prazer do jogo. Mas o jogo fazia parte da sua vida quase desde que nascera, na bela cidade algarvia de Lagos.



Comentários

Angel disse…
mas tu estás um espanto!

um anjo

Mensagens populares deste blogue

FÁBULAS

Por momentos temos a sensação de entrar numa gruta mas em vez de estalactites tem sofás de couro, máquinas de costura que fazem as vezes de mesas e fotografias das estrelas do cinema mudo, como charlie Chaplin e Busten Keaton. Entrar no Fábulas é entrar noutra dimensão, onde os livros antigos fazem parte da decoração e podem ser lidos à mesa, ou onde os pratos têm nomes de heróis e um bacalhau é um Neptuno e um bife um bonanza. Aberto todo o dia e com uma ementa que vai das tostas aos pratos de garfo e faca, o Fábulas, sito na Calçada Nova de São Francisco, 14 (Chiado) , é um convite à leitura ou uma boa conversa entre amigos, ao sabor de um café com creme de chocolate e avelã biológico no fundo e espuma de leite por cima.

CHEGOU DEZEMBRO

... e com ele mil Inspirações para fazer o calendário do Advento!   Fotos via pinterest 

O MELHOR HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR !!

O espírito do "dia das bruxas " já  invadiu" o ambiente de trabalho. Fantasminhas, abóboras, morcegos e pairam sobre nós e acompanham-nos durante toda a semana, que vislumbra-se, sem dúvida, ser muito assustadora. Parabéns às bruxinhas organizadoras que nos brindam com todas estas doçuras e travessuras!! UI MEDO!!!!! DIVIRTAM-SE :)