Avançar para o conteúdo principal

AUTO-CONCEITO


[CRÉDITO DE TEXTO E IMAGEM]

O Autoconceito tem relação com três componentes: competência, capacitação e potencialidade. O desenvolvimento positivo ou não, é que determina a forma como a pessoa vai lidar com os desafios da vida.

Sendo o EU a parte mais importante da nossa personalidade, devemos colocá-la como centro de nossa atenção. Muitas pessoas estão vencendo com muito sucesso porque possuem a força interior desenvolvida pelo autoconceito positivo.

Nossos pensamentos determinam à direção de nossa mente e que, dessa forma, “somos o que pensamos ser”. E que isso determina o conceito que formamos de nós mesmos até o presente momento. Quer dizer que cada pessoa pode mudar ou melhorar o conceito quando quiser e como quiser. Analisando o que você pensa a seu respeito, pode chegar á conclusão de quem é.

O conceito que você tem de si mesmo, estabelece as fronteiras das realizações indefinidas. Define o que você pode e o que não pode fazer. Expandir o conceito de si mesmo é expandir as possibilidades de crescimento, realização, saúde e sucesso.

Se durante a infância for passada para a criança uma impressão negativa a seu respeito, com o tempo essa impressão passa a ser um conceito e depois uma convicção. O mesmo ocorre com as impressões positivas.

A personalidade é o conjunto que forma o nosso próprio eu. E este eu é o que pensamos ser.

Personalidade é o conjunto de modos de ser, perceber, sentir, pensar e agir a cada pessoa, incluindo o seu caráter e o seu temperamento.

A palavra caráter significa o conjunto das características que individualizam uma pessoa, ou seja, a forma como se diferenciam das demais. Cada um tem seu próprio caráter e seu próprio temperamento, portanto constituem a marca pessoal de alguém.

Nenhuma pessoa acorda com a mesma personalidade do dia anterior. E continua mudando constantemente o dia todo. Ex: Se andamos com boas companhias a personalidade tende a melhorar, caso contrário, vai piorar cada vez mais. Toda pessoa tem que nascer sabendo que somos diferentes dos outros e saber desenvolver a igualdade.

A educação forma a personalidade: boa ou ruim.

O caráter e o temperamento não mudam. Por exemplo, uma pessoa introvertida será sempre assim, mas poderá aprender a ser mais extrovertida, o mesmo acontece com pessoas extrovertidas.

A personalidade muda sempre. Conjunto de características que desenvolvemos durante a vida, inclusive o caráter e o temperamento.

Podemos aperfeiçoar, melhorar, mas mudá-los não.

Não existem pessoas superiores ou inferiores, capazes ou incapazes. O que existe são pessoas que tem autoconceito positivo ou negativo.



O ser humano deve esforçar a sua capacidade mental, para poder dominar as situações, ter sucesso e ser feliz. Pois, se não está capacitada mentalmente, na maioria das vezes, vai depender da opinião das outras pessoas para tomar uma decisão, uma iniciativa. E para quem quer ter sucesso na vida e ser um vencedor, isso não é recomendado.

Independente de tudo que você possa ter aprendido até agora na sua vida, você pode formar novos conceitos para si mesmo que diz respeito às suas características e isso é fundamental para o autoconceito positivo. Para a formação de um autoconceito positivo não é fácil, exige muito esforço, muita determinação e treinamento. E é isso que provoca mudanças na atitude mental.

“Da mente nada se tira, só se acrescenta.”

Essa decisão de formar um autoconceito positivo não vai mudar a identidade pessoal, o seu “eu”, mas aperfeiçoá-lo, criando possibilidade para o futuro.

As características do autoconceito já fazem parte da natureza humana. O que temos que fazer é praticar todos os dias, acreditando em você mesmo.

Dizendo para você mesmo: “Eu tenho capacidades, condições e possibilidades”. Isso provocará um estado psicológico (eu estou) de “autoconfiança”, “segurança”, “estabilidade”, “definição”, “tranquilidade” e “serenidade”. Com isso você adquire o poder de tomar decisões.

O autoconceito Positivo é para desenvolver uma personalidade sadia. A convicção é algo forte, definido, não um simples pensamento, mas a confirmação dele. Se alguém deseja ser uma pessoa confiante, segura, estável, definida, tranquila, serena e autônoma para usar o livre-arbítrio na tomada de decisões, deve treinar a sua mente para ter certeza absoluta de que é capaz, tem condições e possibilidades de enfrentar e superar todas as situações.


Bibliografias consultadas:

OLIVEIRA, Tarsizo de – Desenvolvimento do Poder do Pensamento Positivo, 15ª edição. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

OLIVEIRA, Tarsizo de – O Triunfo Pela Oratória e Persuasão, 3ª edição. Porto Alegre.

OLIVEIRA, Tarsizo de – O Maravilhoso Poder Mental, 3ª edição. Criciúma: edição do autor, 1990.


Fernanda Bonemann é psicoterapeuta. Graduanda em Naturologia Aplicada. Para conhecê-la um pouco mais, acesse Profissionais.


(Crédito da imagem: http://kayaranazareth.blogspot.com/2011/01/e-so-acreditar.html)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FÁBULAS

Por momentos temos a sensação de entrar numa gruta mas em vez de estalactites tem sofás de couro, máquinas de costura que fazem as vezes de mesas e fotografias das estrelas do cinema mudo, como charlie Chaplin e Busten Keaton. Entrar no Fábulas é entrar noutra dimensão, onde os livros antigos fazem parte da decoração e podem ser lidos à mesa, ou onde os pratos têm nomes de heróis e um bacalhau é um Neptuno e um bife um bonanza. Aberto todo o dia e com uma ementa que vai das tostas aos pratos de garfo e faca, o Fábulas, sito na Calçada Nova de São Francisco, 14 (Chiado) , é um convite à leitura ou uma boa conversa entre amigos, ao sabor de um café com creme de chocolate e avelã biológico no fundo e espuma de leite por cima.

CHEGOU DEZEMBRO

... e com ele mil Inspirações para fazer o calendário do Advento!   Fotos via pinterest 

O MELHOR HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR !!

O espírito do "dia das bruxas " já  invadiu" o ambiente de trabalho. Fantasminhas, abóboras, morcegos e pairam sobre nós e acompanham-nos durante toda a semana, que vislumbra-se, sem dúvida, ser muito assustadora. Parabéns às bruxinhas organizadoras que nos brindam com todas estas doçuras e travessuras!! UI MEDO!!!!! DIVIRTAM-SE :)