Avançar para o conteúdo principal

UM SALTO AOS LOUCOS ANOS 20

Um convite. As Frenéticas no Pós-Guerra. Aceite. Sem hesitação. Porque os Loucos Anos 20 são fascinantes e muito atrativos. À MODA não podia dizer: não! Fui. Ainda bem que fui. A exposição não me defraudou, muito pelo contrário, esclareceu-me sobre esta época dourada. Uma excelente viagem no tempo!

As primeiras décadas do séc. XX. foram marcadas por grandes mudanças. 


"Na década de 1920 as tendências de moda continuam, como antigamente, a chegar de França através das elites burguesas que compram as revistas populares da époça, a "ABC", a "Voga" , Modas & bordados, a "Eva " e a "Ilustração Portuguesa" repletas de artigos que as inspiram nas propostas das casas de alta-costura parisiense. Porém, são as modistas e costureiras, mais próximas e acessíveis, que concretizam os sonhos da maioria das mulheres. Em simultâneo os grandes armazéns alteram os hábitos de consumo e democratizam a moda".

São introduzidos os vestidos curtos,



Com a introdução dos vestidos curtos, os sapatos, as meias e as ligas passam a ser peças de relevo que se coordenam entre si e com os vestidos. As meis passam ser parte essencial da "toilette" assim com as ligas que as seguram à perna. Durante o dia usam-se em tons creme, contudo, as cores e padrões variem num amplo leque de opções .

As formas curvilineas e generosas das jovens do inicio sec XX são rejeitadas pelas jovens modernas da década de 20 que almejam uma silhoueta andrógina. O objetivo principal é alisar o peito, o máximo possíve. Quanto mais liso mais na moda.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

FÁBULAS

Por momentos temos a sensação de entrar numa gruta mas em vez de estalactites tem sofás de couro, máquinas de costura que fazem as vezes de mesas e fotografias das estrelas do cinema mudo, como charlie Chaplin e Busten Keaton. Entrar no Fábulas é entrar noutra dimensão, onde os livros antigos fazem parte da decoração e podem ser lidos à mesa, ou onde os pratos têm nomes de heróis e um bacalhau é um Neptuno e um bife um bonanza. Aberto todo o dia e com uma ementa que vai das tostas aos pratos de garfo e faca, o Fábulas, sito na Calçada Nova de São Francisco, 14 (Chiado) , é um convite à leitura ou uma boa conversa entre amigos, ao sabor de um café com creme de chocolate e avelã biológico no fundo e espuma de leite por cima.

CHEGOU DEZEMBRO

... e com ele mil Inspirações para fazer o calendário do Advento!   Fotos via pinterest 

O MELHOR HALLOWEEN ESTÁ A CHEGAR !!

O espírito do "dia das bruxas " já  invadiu" o ambiente de trabalho. Fantasminhas, abóboras, morcegos e pairam sobre nós e acompanham-nos durante toda a semana, que vislumbra-se, sem dúvida, ser muito assustadora. Parabéns às bruxinhas organizadoras que nos brindam com todas estas doçuras e travessuras!! UI MEDO!!!!! DIVIRTAM-SE :)