Avançar para o conteúdo principal

A PAISAGEM NÓRDICA E OS PINTORES DO SÉC XVII

Fiquei feliz ao receber o convite!!! Sabia que não poderia perder a inauguração desta exposição!!! E sabia também quem poderia gostar e apreciar uma exposição deste género. O Armazém de Ideias Ilimitada , pois claro!!!! Convidei a minha amiga R. e lá fomos nós! O Museu de Arte Antiga, iluminado pela beleza noturna, fervilhava de gente gira! Sala cheia, casacos e agasalhos, os melhores visons, rendas e brilhos que a ocasião pedia pompa e circunstância.

A inauguração da exposição: A paisagem nórdica e os pintores do séc. XVII, vinda diretamente do acervo do Museu del Prado,  marca a parceria com nuestros hermanos, assinada a 9 de setembro, no atual contexto de adversidade que toca a ambos os países, e coloca na agenda a arte e a cultura como expressão da memória coletiva de um povo!



Através de quase 60 pinturas, vindas do acervo do Museu Del Prado, esta exposição propõe um completo percurso pelas múltiplas tipologias de paisagem que surgiram na Flandres e na Holanda, ao longo de todo o séc XVII. Montanhas, bosques, marinhas, terras exóticas, o quotidiano campesino ou os jardins palacianos, as paisagens geladas do norte ou a luz meridional das paisagens italianas, são os grandes temas desta fascinante exposição que inclui algumas obras cimeiras de grandes mestres da pintura nórdica.



     Jan Brueghel, o Velho      (Bruxelas, 1568-Antuérpia,1625)
     e Hendrick van Balen
     ( Antuérpia, 1573-1632)

    A Abundância e os Quatro Elementos
    (c. 1615)

    óleo sobre madeira

Este bosque é um convite ao gozo da beleza sensual da natureza e do nu. em frente está sentada a Abundância, a Terra oferece-lhe uvas, enquanto a Água, a seu lado verte água para regá-la. Em cima voam entrelaçados o fogo e o Ar. Os camponeses são os recetores e beneficiários da abundância de dádivas que a natureza lhes oferece. As figuras são de Van Balen.
Uma exposição a não perder: no Museu Nacional de Arte Antiga, até 30 de Março de 2014

O convénio "histórico" entre os dois museus nacionais ibéricos tem como objetivo a realização de exposições "que promovam o conhecimento das coleções dos dois museus" .



Comentários