Avançar para o conteúdo principal

A PAISAGEM NÓRDICA E OS PINTORES DO SÉC XVII

Fiquei feliz ao receber o convite!!! Sabia que não poderia perder a inauguração desta exposição!!! E sabia também quem poderia gostar e apreciar uma exposição deste género. O Armazém de Ideias Ilimitada , pois claro!!!! Convidei a minha amiga R. e lá fomos nós! O Museu de Arte Antiga, iluminado pela beleza noturna, fervilhava de gente gira! Sala cheia, casacos e agasalhos, os melhores visons, rendas e brilhos que a ocasião pedia pompa e circunstância.

A inauguração da exposição: A paisagem nórdica e os pintores do séc. XVII, vinda diretamente do acervo do Museu del Prado,  marca a parceria com nuestros hermanos, assinada a 9 de setembro, no atual contexto de adversidade que toca a ambos os países, e coloca na agenda a arte e a cultura como expressão da memória coletiva de um povo!



Através de quase 60 pinturas, vindas do acervo do Museu Del Prado, esta exposição propõe um completo percurso pelas múltiplas tipologias de paisagem que surgiram na Flandres e na Holanda, ao longo de todo o séc XVII. Montanhas, bosques, marinhas, terras exóticas, o quotidiano campesino ou os jardins palacianos, as paisagens geladas do norte ou a luz meridional das paisagens italianas, são os grandes temas desta fascinante exposição que inclui algumas obras cimeiras de grandes mestres da pintura nórdica.



     Jan Brueghel, o Velho      (Bruxelas, 1568-Antuérpia,1625)
     e Hendrick van Balen
     ( Antuérpia, 1573-1632)

    A Abundância e os Quatro Elementos
    (c. 1615)

    óleo sobre madeira

Este bosque é um convite ao gozo da beleza sensual da natureza e do nu. em frente está sentada a Abundância, a Terra oferece-lhe uvas, enquanto a Água, a seu lado verte água para regá-la. Em cima voam entrelaçados o fogo e o Ar. Os camponeses são os recetores e beneficiários da abundância de dádivas que a natureza lhes oferece. As figuras são de Van Balen.
Uma exposição a não perder: no Museu Nacional de Arte Antiga, até 30 de Março de 2014

O convénio "histórico" entre os dois museus nacionais ibéricos tem como objetivo a realização de exposições "que promovam o conhecimento das coleções dos dois museus" .



Comentários

Mensagens populares deste blogue

EM FESTA

Ontem o Restaurante Maria Laranja reuniu familiares, amigos/as e muita gente gira para celebrar 4 anos de existência. Uma noite animada com o DJ ALEF, uma decoração enérgica, atenta ao pormenor, onde a Laranja foi Rainha, ou não fosse este aniversário uma autêntica Orange 4 Party.  Adorei todos os detalhes. Ideias bem giras! Para os não amantes de alcool, recomendo o sumo de ananás e hortelã, bem fresquinho, é de beber e "chorar por mais"! N ão se vão arrepender!!!! PARABÉNS Restaurante Maria Laranja e Armazém de Ideias Ilimitada (sempre a somar pontos !!!)

COMECEI A LER

A intenção era ler D. MAria II como disse aqui mas entretanto a minha querida M. ficou bastante interessada em lê-lo. Emprestei-o! Mas o gosto pelo romance histórico permanece e há poucos dias o meus olhos depararam com este exemplar. Não hesitei. Comprei e comecei a lê-lo. Começa com o terramoto de 1755, um ano depois de Leonor fazer os 5 anos. Estou ávida em continuar a leitura. "    [...] A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite.".

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução