Avançar para o conteúdo principal

"Turista" em Lisboa!

Opção escolhida para a tarde de sábado: passeio pelo Chiado, com um saltinho à Baixa como bem manda a tradição nesta quadra natalícia; em vez de nos enfiarmos no ambiente artificial e consumista de qualquer centro comercial. E nada de conduzir , o melhor mesmo é bem estacionar e desfrutarmos do prazer de ser conduzidos!

Tal como o turista a tudo tivemos direito: desde táxi já tinha perdido a conta à ultima vez que andei de táxi em Lisboa , castanha  assada, ginginha, fotografia com Pessoa, visita à igreja, rua augusta, carmo, tudo fizemos sentindo o verdadeiro espírito da vida portuguesa. Passeamos pelas livrarias, pelos mercados de rua, visitamos as novas lojas, saboreamos o divinal pão de deus da Padaria  Portuguesa, subimos a rua da misericóridia, os alfarrabistas e galerias de arte, continuamos a subir a D. Pedro V , artéria renovada onde a tradição e modernidade se encontram, as lojas abertas ao domingo... ideal para adiantar algumas compras de Natal! ... entrámos no Lost in, ficando a promessa de um regresso, e feitos não sei quanto Kilómetros, tentámos jantar no Orfheu Café ,  atravessámos o Jardim do Principe Real e parámos na rua da Escola Politécnica para jantar!

Reposta a energia, pernas para  que te quero e subimos pelo jardim até às Amoreiras.

Esta descoberta pela cidade, vendo e sentindo o que habitalmente não vemos no passo apressado da rotina dos dias ... quase nos fez sentir turistas, talvez porque tenhamos tido a disponibilidade para sentir a cidade como se a visitassemos pela primeira vez ou... porque senti a cidade no doce revivalismo dos locais que me acolheram e viram crescer... e tive alegria de dar a conhecer locais que falam de mim... contam pedacinhos da história...,  rejubilei pela renovação desses mesmos locais, pelo comércio tradicional que ganha vida novamente e ConVida a visitar a Cidade!



 Castanha assada - quentes e boas







 Estátua de Fernando Pessoa

Igreja da Encarnação

Presépio da Cidade
 Pão de deus






 Ginginha do Carmo




 Coroa feita com malaguetas - Restaurante 100 Maneiras

Galeria de arte Popular




Comentários

Ana Morais disse…
Próximo fim-de-semana vou fazer esse roteiro! :)
DoraB disse…
Gosto! Bom passeio :o)

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

REGRESSO ÀS SANDÁLIAS

... neste dia quente de final de outubro as minhas queridas  Lollipops não podiam ficar em casa, certo? este verão tardio chama por sandálias a calçar os pés com unhas pintadas. Em modo PINK saímos hoje à rua, juntas e felizes !!!