Avançar para o conteúdo principal

A VIAGEM!

Sexta à noite! Depois de um dia de trabalho iniciei o que foi um fim de semana de viagem!  No Auditório Camões em Lisboa não fui apenas espetadora do espetáculo de poesia multimédia, A Ode Marítima, encenado por João Rosa. Não! Sem dar pelo tempo passar, viajei com a palavra poética num sonho acordado pelo cais de Lisboa,  pelos navios que partem e chegam , pelas gentes que burbulham na madrugada do Portugal de há cem anos, tão distante e , na verdade, tão semelhante aos dias de hoje, na instabilidade e incerteza que traça o rumo dos que partem e embarcam para outros destinos! Presa à palavra nem por um  momento despreguei o olhar do que se passava em cena. Senti a dor , a emoção, a vertigem dos dias, a fúria dos sentimentos e ... pensei o poeta: Fernando Pessoa. Estava lá tudo: a figura caraterística, o copo de agua, o café, o caderno de notas onde escrevinhava; mas mais que tudo estava lá a palavra e a vida de quem sabe que uma fatura não é apenas uma fatura , simples pedaço de papel com números. Há vida , há familia, há bocas que se alimentam por detrás do papel. Há emprego! Não fosse a Ode Maritima  um dos poemas mais marcantes do heterónimo Álvaro de Campos, prova máxima da imaginação do homem mas também prova máxima de quão efémero é esse poder.
Nas palavras do encenador, João Rosa: Encenar Pessoa é um dasafio aliciante, pela sua riqueza literária e magnificencia , daí a importância em continuar a divulgá-lo desmistificando a complexidade da sua escrita.
Conceber esta peça prende-se com uma necessidade de gritar, extravasar e exorcizar tudo o que se passa à nossa volta e que tantos sentem. O teatro e em particular este texto é uma arma forte para intervir na sociedade quase estagnada na profunda agonia em que vive. O teatro não pode ser só entretenimento, cultura e aprendizagem é spbretudo intervenção, agressão, revolta, combatividade.
Deixem-se alertar, acordar e espicaçar pelo teatro! 


Auditório Camões em Lisboa. Rua Almirante Barroso, 25 B Lisboa
Dias 28, 29 e 30 Novembro e 1 e 2 Dezembro.
Bilhetes à venda: No local, casino Lisboa, Fnac Worten, el Corte Inglês, c c Dolce Vita, Galerias Campo grande, Abreu, CCMMM, CC Multicenter e em www.ticketline.sapo.pt, info & reservas ligue 1820 (24h)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BIQUINI e bomba atómica

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica. Diana Vreeland (1903-1989). Não fazia ideia mas na realidade a invenção do biquini está relacionada com a bomba atómica. O nome biquíni deriva do  atol Bikini, um atol do Pacifico onde se deu, em 5 de Julho de 1946 uma explosão atómica experimental que dividiu o atol em duas partes. Para que os médicos americanos pudessem examinar as pessoas, que estavam completamente nuas, já que a radiação havia destruído suas roupas, os militares usaram folhas de exemplares velhos do jornal The New York Times para cobrir pelo menos as partes íntimas dos doentes, e a este acontecimento remonta a invenção do biquini. Assim, pret

RELAX

É muito bom desfrutar dos momentos  simples e calmos, ler , saborear e ouvir isto. 

É PRECISO DAR COR À VIDA...