Avançar para o conteúdo principal

"A Pulsão do Amor"

Conferências no âmbito da exposição “ A Pulsão do Amor. Arte Partilhada. Millennium bcp”

Museu - Biblioteca Condes de Castro Guimarães


Uma viagem pela nossa herança cultural! 

Amor! Raptos. Deuses e deusas gregas, personagens da história da Grécia , onde o Amor é símbolo de atos heróicos . Europa e o Touro, Helena e Páris. 
Depois vem Platão com a sua narrativa do perfeito andrógino, o amor dividido em que cada um passou a procurar a sua metade da laranja. 
E mais tarde o Amor Cortês, cantado por trovadores. Surge o amor fora do casamento, uma espécie de amor nascido para dar resposta a uma crise do casamento (Rougemont, 1989).
Da nossa herança medieval Amor que é amor amor  tem que suprir obstaculos para ser verdadeiro amor. Tristão e Isolda são o expoente máximo deste amor  e com eles nasce o mito do Ocidente: o amor dificil.
Leda e o Cisne, Europa e o touro, Eco e NArciso, Helena e Páris, tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Hamlet e Ofélia.... Pedro e Inês!
Com esta herança ...  Não há Amor sem Dor e Paixão !!!  

MAs talvez o Amor esteja a mudar. Uma nova intimidade onde se assume o amor como algo mais humano! 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

EM FESTA

Ontem o Restaurante Maria Laranja reuniu familiares, amigos/as e muita gente gira para celebrar 4 anos de existência. Uma noite animada com o DJ ALEF, uma decoração enérgica, atenta ao pormenor, onde a Laranja foi Rainha, ou não fosse este aniversário uma autêntica Orange 4 Party.  Adorei todos os detalhes. Ideias bem giras! Para os não amantes de alcool, recomendo o sumo de ananás e hortelã, bem fresquinho, é de beber e "chorar por mais"! N ão se vão arrepender!!!! PARABÉNS Restaurante Maria Laranja e Armazém de Ideias Ilimitada (sempre a somar pontos !!!)

COMECEI A LER

A intenção era ler D. MAria II como disse aqui mas entretanto a minha querida M. ficou bastante interessada em lê-lo. Emprestei-o! Mas o gosto pelo romance histórico permanece e há poucos dias o meus olhos depararam com este exemplar. Não hesitei. Comprei e comecei a lê-lo. Começa com o terramoto de 1755, um ano depois de Leonor fazer os 5 anos. Estou ávida em continuar a leitura. "    [...] A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite.".

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução