Avançar para o conteúdo principal

INSIDE OUT LX

Ida a Lisboa. No regresso a casa capto estas imagens numa parede em plena Av. da Índia.




As imagens pincelam de alegria  o meu final do dia e aguçam-me a curiosidade. Ao chegar a casa investigo, no limite de tempo de que disponho, e descubro aqui : trata-se de "Positive Thinking", Projecto Inside Out Portugal.


O desafio partiu da figurinista Joanne Gatefield, que se socorreu da produtora Alexandra Dias e da fotógrafa Isabel Pinto para impulsionar o projeto, baseado no conceito “inside out” – A Global Art Project – do francês JR. O processo tornou-se irreversível no final do ano, quando o photograffeur esteve em Lisboa na edição de novembro do “Lisbon & Estoril Film Festival”, onde apresentou o documentário “Women Are Heroes”.

O objetivo da iniciativa assentava na capacidade de desarmar, com uma estrepitante rajada de sorrisos, a sensação de desconforto que nos persegue e deprime. Uma imensa parede (quase devoluta) situada na Avenida da Índia, em Lisboa, permitia encaixilhar 138 gargalhadas dispostas a alastrar por contágio, pela cidade.

Os retratos, a preto e branco, medem 1,20 m por 0,90 m e têm como suporte o muro da antiga FIL, formando um painel homogéneo com mais de 150 metros de extensão. A afixação dos posters foi realizada com a participação da maior partes dos rostos fotografados – cidadãos anónimos e algumas caras conhecidas –, que se voluntariaram para dar corpo à iniciativa.

“Havia um ambiente muito animado no estúdio. Toda a gente tem ainda esta parte de alegria dentro de si – mes19 Janeiro 2012 (Isabel Pinto, TV Record, 18.01.2012).

No estado em que nos encontramos, com as pessoas todas para baixo, decidimos que tínhamos que fazer alguma coisa para cima e ir buscar emoção e alegria." (Joanne Gatefield, Lusa, 12.01.2012)

EM BREVE PESQUISO MAIS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MESSIAS

Já tenho bilhete!!! Ah , pois é , o meu lugar já está assegurado para uma Blues Special Night. Amanhã vou ter o privilégio de ver e ouvir "Messias & The Hot Tones".    Estou com imensa curiosidade. Na verdade, uma noite de blues remete-me para os longínquos anos 90... um clube noturno no centro de Londres onde, creio, pela primeira vez ouvi este género musical. Havia magia no ambiente ...  que na época eu não entendia mas que a sentia ... senti! Algo me escapava! Não me lembro o que ouvi, mas ainda está vivo em mim o mistério e silêncio que me tocaram as fibras da alma para guardar na memória aquela atmosfera especial. Pausa: Vou ali , já venho! Durante anos guardei uma espécie de jornal do clube. Lembrei-me agora. Vou procurá-lo para saber o nome do grupo e do clube. Dou-me conta que já não  o tenho. A memória lembra-me ... que este ano, nas minhas arrumações ... olhei para ele e pensei: o que está isto aqui a fazer? lixo! Já voltei! Curiosa

NEW LOOK

Contrapor com o que já temos: foram estas as palavras que a Cátia proferiu quando a tesoura agil deslizou pelo meu cabelo e artisticamente modelou e deu forma, qual cutelo de escultor.Um corte não convencional. Assimétrico , dizera-lhe eu! E foi ver os caracois ganharem vida própria . Nada de brushing! Apenas uma rabanada de vento e tenho new look que me permite entrar com leveza na nova década e na próxima primavera! I'm ready to go. Pulseiras made Criatividadeah solta

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução