Avançar para o conteúdo principal

AUGUSTE RODIN 1840-1917

Foi um fim de semana doce e cultural. Muito rico! A exposição de RODIN, patente no Hotel Ritz foi sem dúvida uma boa escolha para uma tarde bem passada e que nos lembra que há vida para além da crise. Importa viver estes momentos de felicidade e bem -estar, procurando aquilo que gostamos e nos alimenta . 




René-François-Auguste Rodin nasceu em Paris em 12 de novembro de 1840. Nascido numa família de poucos meios, estudou desenho e modelado a partir dos 13 anos.
Aos 18, após ser reprovado três vezes no exame de admissão à Escola de Belas-Artes, passou a trabalhar como moldador, confeccionando objetos ornamentais.
Algumas das obras de Rodin estão entre as mais famosas da escultura européia e universal. Retratista emérito, dominou o bronze e o mármore.
Embora acusado de formalismo pelo rigor anatômico de suas peças, destacou-se no período de transição da arte entre os séculos XIX e XX.



HAND OF GOD

Na obra A Mão de Deus, há uma ambivalência de significados: a mão divina é na realidade a de um escultor em plena atividade. E foi exatamente o que Rodin tentou plasmar ao longo de toda a sua obra: o momento da criação. É por esse motivo que ele pode ser considerado um verdadeiro impressionista






O Pensador, Paris

O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.

Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia. 

Rodin fez sua primeira versão por volta de 1880. A primeira estátua (O Pensador) em escala maior foi terminada em 1902, mas não foi apresentada ao público até 1904. Tornou-se propriedade da cidade de Paris graças a uma contribuição organizada pelos admiradores de Rodin e foi colocada em frente do Panteão em 1906. Em 1922, contudo, foi levada para o Hotel Biron, transformado no Musée Rodin. Mais de vinte cópias da escultura estão em museus em volta do mundo. Algumas destas cópias são versões ampliadas da obra original assim como as esculturas de diferentes proporções



Camille Claudel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DOS BONS MOMENTOS

Um fim de semana que se iniciou em festa!  ... continuou com boa comida ! ... a apreciar a natureza em todo o seu esplendor!    ... e uma tarde de sol ,  com Muita Música! .... e finalizou-se com um aromático Chá ! num local onde podemos escolher entre uma diversidade de aromas! Foi um fim de semana cheio de CORES E SONS , mas isso fica para o próximo post!

How to Wear Neon

DAQUI Last summer we saw a bit of the neon trend, however this summer neon is back in a big way. Are you onboard? While you may not think this trend is for you let's talk about how you can pull off the neon trend and not look ridiculous. 1. Small doses. Very few people can pull off a head to toe neon look. Remember, when it comes to neon, a little goes a long way. Try a t-shirt peeking out of a jacket or cardigan OR a skinny belt. 2. Use accessories. When introducing a new trend always start with accessories. It is the easiest way to introduce the trend into your wardrobe. Changing out accessories is also a great and inexpensive way to try new trends. 3. Pair with Neutrals. Think about wearing neon with white, black, and nude (my personal favorite). It will make the neon pieces pop and keep the overall look balanced. 4. Find Classic Pieces. When you find classic items in a neon color with structure such as a blazer, pencil skirt, or trenchcoat the overall look ins

Mãos à obra!

E ontem dei o pontapé de saída: Arrumar as revistas! E no meio do caos descobri este livro com boas dicas para arrumação. MAis uma leitura para pôr em dia! O sonho: ter uma biblioteca! O possível forrar uma parede com livros e revistas!  Reciclagem: As revistas de Moda. Escolher as mais recentes para estar a par das tendências e reciclar as antigas . Fazer saquinhos para oferecer as bijuterias, recortes para composição de telas e tudo o mais que a imaginação ditar!  Fui leitora inicial da Máxima mas agora compro pontualmente. Desde o lançamento da Vogue portuguesa tornei-me leitora quase assídua . Mantenho-me fiel à Elle.   A Elle e a Vogue são definitivamente as minhas preferidas. As Intocáveis :   Informação e Viagens. Guardo todas!  O Nº 1 da Travel . Amei esta revista mas já desapareceu de circulação. BOAS LEITURAS