Avançar para o conteúdo principal

Coaching Life

Hoje trago uma ferramenta usada em Coaching, que também pode ser aplicada em muitas circunstâncias das nossas vidas, quer profissional quer pessoal. Esta ferramenta conhecida por ter sido criada pelo filósofo Sócrates, denomina-se por isso mesmo os Filtros de Sócrates.


A história por detrás é a seguinte:

Na Grécia Antiga, Sócrates era reconhecido por considerar o conhecimento importantíssimo. Um dia cruzou-se com um seu conhecido que lhe disse: "Se soubesses o que eu acabei de ouvir sobre um dos teus amigos?"
Ao que Sócrates respondeu: "Espera lá um minuto. Antes que comeces a falar do meu amigo, talvez seja uma boa ideia filtrar o que vais dizer. O primeiro filtro a aplicar é a Verdade. Tens a certeza absoluta de que o que me vais dizer é verdade?"
"Bem... não", disse o homem, "apenas ouvi-o e achei que..."
"Muito bem" continuou Socrates. "Então não sabes na realidade se é verdade ou não. Agora, passemos ao segundo filtro - o filtro da Bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo é algo de bom?"
"Umm, não, pelo contrário..." retorquiu o outro.
"Então, tu queres-me dizer uma coisa má sobre um amigo meu, que nem tens a certeza se é verdade." disse Sócrates. "Passemos então ao último filtro - o filtro da Utilidade. O que me queres dizer sobre o meu amigo tem qualquer utilidade para mim?"
"Não, na realidade não tem."
"Pois bem," concluí Sócrates, "se o que tu me queres dizer sobre o meu amigo não é verdade, nem é bom, nem é útil para mim, porquê então fazê-lo?"
Assim, antes das suas intervenções aplique para si mesmo, os três filtros:

1. É verdade o que quero dizer?

2. É bom o que tenho para dizer?

3. É útil para quem vai ouvir?

Se uma destas respostas for Não, repense na sua estratégia e sobre o que vai e como vai dizê-lo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EM FESTA

Ontem o Restaurante Maria Laranja reuniu familiares, amigos/as e muita gente gira para celebrar 4 anos de existência. Uma noite animada com o DJ ALEF, uma decoração enérgica, atenta ao pormenor, onde a Laranja foi Rainha, ou não fosse este aniversário uma autêntica Orange 4 Party.  Adorei todos os detalhes. Ideias bem giras! Para os não amantes de alcool, recomendo o sumo de ananás e hortelã, bem fresquinho, é de beber e "chorar por mais"! N ão se vão arrepender!!!! PARABÉNS Restaurante Maria Laranja e Armazém de Ideias Ilimitada (sempre a somar pontos !!!)

COMECEI A LER

A intenção era ler D. MAria II como disse aqui mas entretanto a minha querida M. ficou bastante interessada em lê-lo. Emprestei-o! Mas o gosto pelo romance histórico permanece e há poucos dias o meus olhos depararam com este exemplar. Não hesitei. Comprei e comecei a lê-lo. Começa com o terramoto de 1755, um ano depois de Leonor fazer os 5 anos. Estou ávida em continuar a leitura. "    [...] A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite.".

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução