Avançar para o conteúdo principal

PEDRO CABRITA REIS

E se o fim de semana começou com desporto acabou em cultura. No feriado nada melhor do que uma tarde cultural no Centro Cultural de Belém. Exposição One after another, a few silent steps. Alimento para a alma.



Pedro Cabrita Reis

surge, na década de 1980, como um dos artistas mais afirmativos da sua geração. Convocou um universo de referências arcaizantes (mais míticas do que históricas), universos de memória colectiva e revelação individual que o conduziram a uma intervenção directa sobre o tempo cultural português e internacional - quando interessava incorporar na herança moderna mais radical, a possibilidade de regresso às disciplinas artísticas tradicionais: o desenho, a pintura, a escultura.
A sus obra, que funciona como um sistema global de entendimento e intervenção no mundo , integra todas as disciplinas, materias e linguagens do universo artístico actual; ocupa todos os espaços de exposição (interiores e exteriores, arquitéctonicos e paisagisticos), integra e garante dignidade a todos os materiais do universo construtivo (ricos e pobres, tradicionais e inesperados) e concretiza, pelo uso intenso da iluminação artificial e da cor, mas também pelo obscurecimento das imagens, todas as metáforas da luz.



One after another, a few silent steps.: Esta exposição antológica estabelece um percurso labiríntico e coloca em diálogo obras afastadas nos tempos e modos de fazer. continuidades, tensões e rupturas, saltos e regressos, fazem-nos entender a sua obra como um vasto campo de possibilidades onde a pintura continua a ser matriz de pensamento visual e prática artística.


PAtente no CCB, Museu Colecção Berardo de 04 Junho a 02 Outubro 2011 - entrada gratuita

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A CELEBRAR A AMIZADE

As/os amigos/as são a família que escolhemos e trazemos no coração. Curiosamente... no mesmo dia em que combinamos um almoço, recebo bem cedinho a  noticia que somos amigas "facebookeanas" há  6 anos! ... Longe do virtual celebramos uma amizade Real, onde não faltam as surpresas. Sim . Fui completamente surpreendida pela minha amiga secreta no Bootcamp . Mimou-me com a sua energia, entusiasmo, motivação e a capacidade de dar vida às muitas Ideias Ilimitadas. Hoje foi uma amizade celebrada em modo sushi ,  quarteto dos risos e bons almoços. Quando o Sol brilha, as Ideias saem do Armazém e desfilam de modo Fashion , cheias de Criatividade .

São cristais Cinza ...

É Minha... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . ... e esta ficou para mim!!!

OS OUTROS

Dei-me conta que , em termos fotográficos, o meu registo vai para paisagens ou retratos.Também gosto de grandes planos. No entanto, há outros olhares fotográficos. O olhar de fourdogs4me vai para pormenores fotografando pequenos objectos, flores , pequenos nadas dos quais faz lindissimas fotos. Precisamos dos outros para ver a vida de outra perspetiva , ou para darmos importância a outros aspectos da mesma. Como diria o principezinho precisamos mudar a direcção do nosso olhar. Assim, mudando a direcção do meu olhar aqui fica um novo registo fotográfico.