Avançar para o conteúdo principal

"PELOS DIREITOS DE AUTOR, desde pequenino2

« Pelos direitos de autor, desde pequenino

O Colégio Moderno, de Lisboa, foi o grande vencedor do prémio “Somos Todos Autores”, sobre os direitos de autor.

Anunciado por Luís Silveira Botelho, inspetor-geral da IGAC e membro do júri, composto também por Diogo Infante, André Sardet, Leonor Silveira e Pedro Campos (da SPA), o prémio ficou, no entanto, por entregar à escola vencedora que não compareceu na cerimónia, realizada, esta tarde, no Teatro Nacional D. Maria II.

O mesmo não se pode dizer dos restantes finalistas, alunos de escolas de Faro, Sines e Figueira da Foz, que estiveram presentes e receberam em forma de diploma e outras distinções o reconhecimento pelos seus trabalhos dedicados ao tema dos direitos de autor.

Este ano, o desafio era elaborar um guião para um filme de animação, onde as crianças se colocassem na posição de criadores e imaginassem as suas obras a ser pirateadas. Apesar do prémio principal ter ido para o Colégio Moderno, que verá a sua produção exibida nas salas de cinema, também a escola da Figueira da Foz, que criou um site alusivo aos direitos de autor, levou para casa duas distinções: uma para os nomes mais criativos, entre eles Capitão Impressora e Paulito Manuscrito, e outra para melhor ilustração. As restantes escolas receberam prémios de participação.

Luís Silveira explicou ao i que “este projecto coloca as crianças no papel de autores, a sentirem o que é a sua obra e o destino a dar-lhes”. Segundo o inspector da IGAC, a pirataria, sobretudo na área da música, registou um forte aumento, daí que, na sua opinião, a prevenção dos mais novos seja a aposta para proteger os direitos de autor.

“As crianças a partir dos seis anos já têm acesso à internet e já sabem extrair conteúdos. Este tipo de iniciativas permite interiorizar e reverter comportamentos”, afirma.

Esta é também a visão de Diogo Infante, director do Teatro D. Maria II. Apesar de na adolescência se firmarem gostos e do tempo passado em frente ao computador aumentar consideravelmente, o actor considera “pertinente que se ‘ataque’ esta faixa etária, entre os 6 e os 12 anos, porque estamos a trabalhar nos valores” e para que os mais novos comecem desde cedo a ter noção que a pirataria não é legítima, mesmo que tenham acesso a ela. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/131175-pelos-direitos-autor-pequenino, a 20 de Junho de 2011, em Jornal I



RT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

How to Wear Neon

DAQUI Last summer we saw a bit of the neon trend, however this summer neon is back in a big way. Are you onboard? While you may not think this trend is for you let's talk about how you can pull off the neon trend and not look ridiculous. 1. Small doses. Very few people can pull off a head to toe neon look. Remember, when it comes to neon, a little goes a long way. Try a t-shirt peeking out of a jacket or cardigan OR a skinny belt. 2. Use accessories. When introducing a new trend always start with accessories. It is the easiest way to introduce the trend into your wardrobe. Changing out accessories is also a great and inexpensive way to try new trends. 3. Pair with Neutrals. Think about wearing neon with white, black, and nude (my personal favorite). It will make the neon pieces pop and keep the overall look balanced. 4. Find Classic Pieces. When you find classic items in a neon color with structure such as a blazer, pencil skirt, or trenchcoat the overall look ins

DOS BONS MOMENTOS

Um fim de semana que se iniciou em festa!  ... continuou com boa comida ! ... a apreciar a natureza em todo o seu esplendor!    ... e uma tarde de sol ,  com Muita Música! .... e finalizou-se com um aromático Chá ! num local onde podemos escolher entre uma diversidade de aromas! Foi um fim de semana cheio de CORES E SONS , mas isso fica para o próximo post!

O PODER DA PALAVRA

Mude as suas palavras