Avançar para o conteúdo principal

INICIO DAS Festas de Lisboa'11

As Festas de Lisboa realizam-se de forma oficial desde 1932. Contudo só em 1934 a Câmara Municipal de Lisboa chamou a si a organização dos tradicionais festejos inspirados nos Santos Populares. Preservando a tradição popular de Lisboa, com relevo para as Marchas, os Casamentos de Santo António, os Arraiais e o Fado, actualmente as Festas de Lisboa assumem-se também como um evento de referência nas expressões culturais mais contemporâneas. As Festas de Lisboa são hoje um espaço de inovação e renovação da cidade e, principalmente, de interacção entre distintos géneros artísticos e os seus públicos.

O seu programa, diversificado e multicultural, foi recentemente premiado com uma menção honrosa pelo Turismo de Portugal, reconhecendo o seu papel na promoção turística da cidade de Lisboa e do país.




 A sardinha faz parte da história de Lisboa. Já então no século V d.C. as fábricas de Olisipo fabricavam uma valiosa pasta de peixes com especiarias, que exportava para todo o império Romano, em ânforas de argila, e cuja composição apresentava pelo menos 90% de sardinhas. Em conjunto com o Núcleo Arqueológico da Fundação Millennium BCP (NARC) onde se podem visitar 2500 anos da história da cidade, reúne-se agora uma selecção de 300 sardinhas de um total de 2080 que participaram no concurso Sardinhas Festas de Lisboa/11, lançado no âmbito das festas da cidade pela Egeac. Ao público, foi assim aberto o desafio de participar na imagem das Festas de Lisboa’11, que têm desde 2003 a sardinha como ícone máximo. A notoriedade alcançada permitiu que as sardinhas pudessem ser objecto de re-interpretação. Primeiro, em 2009 e 2010, por ilustradores, designers e artistas plásticos convidados e, este ano, finalmente, em democracia absoluta e ao alcance de qualquer um! Da cartolina ao tecido, da folha de papel aos objectos tridimensionais mais surpreendentes, esta mostra é um espelho do talento de todos os que vivem as Festas de Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VOTOS DE ...

VOTOS DE ... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . Depois de muitas peripécias... entrei finalmente no espirito natalicio. PARA TODOS UM BOM NATAL...

INSPIRAÇÕES

Sabem aquele monte de revistas que temos lá em casa e não sabemos bem como arrumá-las ou então já estão ganhando pó lá na estante??? Pois, encontrei uma solução bem divertida no Blog A Subtle Revelry que aconselho a visitar. Esta ideia simples pode ser usada nos dias de festa. Passe dois cintos em volta das revistas e prenda uma almofada em cima. E esta? Agora temos um banquinho super simpático para acomodar os amigos na sala. Para os “dependentes da revista” como eu, pode até ser uma nova maneira de guardá-las. Eu vou experimentar!!!! Outras ideias simples encontrei-as no blog Vila do Artesão . Ideias para quem não tem atelier e quer organizar o seu espaço de "trabalho" de forma agradável e com o seu toque pessoal . Seleccionei as que mais me agradaram. Não sabe onde guardar pinceis, agulhas de crochet , lápis e canetas? Recicle os frascos de vidro revestindo-os com trajes coloridos em crochet. Esta ideia também é válida para o tricot, basta us...

FOI FERIADO ...

FOI FERIADO ... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . Mais um lugar meu ... partilhado com amigos e pessoas q gosto!!