Avançar para o conteúdo principal

REFLEXÕES NA PATAGÓNIA


PAtagónia, upload feito originalmente por Criatividade à Solta.

CCB. Uma exposição que convida a visitar:

"A Patagónia é um lugar mítico, presente no imaginário universal, tão bem descrito por Bruce Chatwin nos seus livros.

Quando regressava das Torres del Paine, deslumbrantes montanhas situadas no sul da cordilheira dos Andes, detive_me na cidade de Puerto Natales, província da Patagónia chilena denominada Última Esperança. Dispunha de algumas horas, pois aguardava a ligação do autocarro que me levaria a uma das cidades mais austrais do mundo - Punta Arenas.

Ali, em Puerto Natales, enquanto percorria as suas ruas , iluminadas pela luz dura e crua, as cores vibrantes das suas casas, evocavam-me tantes histórias acontecidas. As imigrações do séc. XIX,  apresença ou ausência indígena, fruto do genocídio ocorrido nesta zona, as insurreições e a Comuna , organizadas por anrquistas, os aventureiros que por aí haviam passado, assim como, famosos bandidos perseguidos por xerifes. tudo isto confere aquele ambiente uma atmosfera de mistério semelhante ao de uma povoação do Far-West, dos já longínquos anos de oitocentos.

As poucas horas de que dispunha, levaram-me a brincar com o tempo e a forma de exercício íntimo com a minha câmara. O estímulo provocado pelo entorno, com as ruas e as casas de arquitectura peculiar, fazia com que surgisse uma quantidade de ideias e recordações. Umas racionais e organizadas, outras espontâneas e caóticas, ligadas à experiência vital. O carácter lúdco da minha atitude de entrelaçar o tempo com conceitos e com o olhar comandou o obturador da câmara, que também é tempo. A história, a poesia, a literatura e as minhas vivências tornam-se presentes nessas reflexões.

São algumas delas que eu desejo partilhar convosco através deste trabalho, jogo do tempo, que não é outra coisa senão a metáfora da minha vida" . in Roberto Santandre

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A CELEBRAR A AMIZADE

As/os amigos/as são a família que escolhemos e trazemos no coração. Curiosamente... no mesmo dia em que combinamos um almoço, recebo bem cedinho a  noticia que somos amigas "facebookeanas" há  6 anos! ... Longe do virtual celebramos uma amizade Real, onde não faltam as surpresas. Sim . Fui completamente surpreendida pela minha amiga secreta no Bootcamp . Mimou-me com a sua energia, entusiasmo, motivação e a capacidade de dar vida às muitas Ideias Ilimitadas. Hoje foi uma amizade celebrada em modo sushi ,  quarteto dos risos e bons almoços. Quando o Sol brilha, as Ideias saem do Armazém e desfilam de modo Fashion , cheias de Criatividade .

São cristais Cinza ...

É Minha... , upload feito originalmente por Criatividade à Solta . ... e esta ficou para mim!!!

OS OUTROS

Dei-me conta que , em termos fotográficos, o meu registo vai para paisagens ou retratos.Também gosto de grandes planos. No entanto, há outros olhares fotográficos. O olhar de fourdogs4me vai para pormenores fotografando pequenos objectos, flores , pequenos nadas dos quais faz lindissimas fotos. Precisamos dos outros para ver a vida de outra perspetiva , ou para darmos importância a outros aspectos da mesma. Como diria o principezinho precisamos mudar a direcção do nosso olhar. Assim, mudando a direcção do meu olhar aqui fica um novo registo fotográfico.