Avançar para o conteúdo principal

REFLEXÕES NA PATAGÓNIA


PAtagónia, upload feito originalmente por Criatividade à Solta.

CCB. Uma exposição que convida a visitar:

"A Patagónia é um lugar mítico, presente no imaginário universal, tão bem descrito por Bruce Chatwin nos seus livros.

Quando regressava das Torres del Paine, deslumbrantes montanhas situadas no sul da cordilheira dos Andes, detive_me na cidade de Puerto Natales, província da Patagónia chilena denominada Última Esperança. Dispunha de algumas horas, pois aguardava a ligação do autocarro que me levaria a uma das cidades mais austrais do mundo - Punta Arenas.

Ali, em Puerto Natales, enquanto percorria as suas ruas , iluminadas pela luz dura e crua, as cores vibrantes das suas casas, evocavam-me tantes histórias acontecidas. As imigrações do séc. XIX,  apresença ou ausência indígena, fruto do genocídio ocorrido nesta zona, as insurreições e a Comuna , organizadas por anrquistas, os aventureiros que por aí haviam passado, assim como, famosos bandidos perseguidos por xerifes. tudo isto confere aquele ambiente uma atmosfera de mistério semelhante ao de uma povoação do Far-West, dos já longínquos anos de oitocentos.

As poucas horas de que dispunha, levaram-me a brincar com o tempo e a forma de exercício íntimo com a minha câmara. O estímulo provocado pelo entorno, com as ruas e as casas de arquitectura peculiar, fazia com que surgisse uma quantidade de ideias e recordações. Umas racionais e organizadas, outras espontâneas e caóticas, ligadas à experiência vital. O carácter lúdco da minha atitude de entrelaçar o tempo com conceitos e com o olhar comandou o obturador da câmara, que também é tempo. A história, a poesia, a literatura e as minhas vivências tornam-se presentes nessas reflexões.

São algumas delas que eu desejo partilhar convosco através deste trabalho, jogo do tempo, que não é outra coisa senão a metáfora da minha vida" . in Roberto Santandre

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EM FESTA

Ontem o Restaurante Maria Laranja reuniu familiares, amigos/as e muita gente gira para celebrar 4 anos de existência. Uma noite animada com o DJ ALEF, uma decoração enérgica, atenta ao pormenor, onde a Laranja foi Rainha, ou não fosse este aniversário uma autêntica Orange 4 Party.  Adorei todos os detalhes. Ideias bem giras! Para os não amantes de alcool, recomendo o sumo de ananás e hortelã, bem fresquinho, é de beber e "chorar por mais"! N ão se vão arrepender!!!! PARABÉNS Restaurante Maria Laranja e Armazém de Ideias Ilimitada (sempre a somar pontos !!!)

COMECEI A LER

A intenção era ler D. MAria II como disse aqui mas entretanto a minha querida M. ficou bastante interessada em lê-lo. Emprestei-o! Mas o gosto pelo romance histórico permanece e há poucos dias o meus olhos depararam com este exemplar. Não hesitei. Comprei e comecei a lê-lo. Começa com o terramoto de 1755, um ano depois de Leonor fazer os 5 anos. Estou ávida em continuar a leitura. "    [...] A história de uma mulher apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora que nunca desistiu de tentar ganhar asas em céus improváveis, como a estrela que, em pequena, via cruzar a noite.".

BOM DIA SEGUNDA FEIRA

E um bom inicio de semana. Esta é uma semana especial. A semana do meu dia! Pois é já estou em contagem decrescente.... por isso aqui deixo uma mão cheia de desejos , sonhos e coisas boas para abrir o apetite ... viver e made it happen! Reprodução